quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De costas para Darfur

Limpeza étnica, crime contra a humanidade, destruição de grupos. Estas são algumas definições para a palavra genocídio. No documentário Lágrimas do Deserto do diretor Paul Freedman a definição é Darfur.

O extermínio de não-árabes no oeste do Sudão é retratado pelas lentes de Freedman nos 92 minutos do documentário que chega agora às locadoras. Com depoimentos de estudiosos, políticos e sobreviventes do conflito, além de cenas e registros fotográficos chocantes, o filme mostra a realidade daquela esquecida região africana.

Lágrimas do deserto faz, logo no começo, um apanhado histórico-politico de Darfur, região oeste do Sudão. Em seguida reconta os caminhos de destruição dos Janjawid desde 2003, quando a matança de tribos não-árabes começou. O documentário também mostra o sofrimento das tantas mulheres estupradas e gravemente feridas pelos rebeldes.

Mas o principal foco de Lágrimas do Deserto é o descaso com que as autoridades mundiais trataram o genocídeo. Freedman faz questão de apontar o governo Bush nos Estados Unidos como um dos principais culpados pela indiferença mundial em relação ao conflito.

O documentário Lágrimas do Deserto retrata a triste história do povo sudanês e critica de forma sutil o conformismo mundial frente à barbárie humana.

Nenhum comentário: