segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Estranho Velhinho



Dezembro. Clima natalino, guirlandas, ruas cheias de luzes e, claro, shoppings lotados. Aposto que muitas pessoas já passaram, nesse mês, por algum desses aglomerados de lojas. Se passaram, não há duvida de que já se depararam com uma figura velha de barbas brancas que habita os shoppings nessa época do ano. Sim! O Papai Noel.
Será que alguém já parou para pensar o que esse “velhinho do shopping” significa para nós? O que ele tem a ver com o Natal? O que ele tem a ver com a nossa cultura ou até mesmo o que ele tem a ver com a gente? Pois bem! Vamos ver.
Moramos num país tropical onde a maioria dos lugares é quente quase o ano todo. O calor faz as pessoas usarem roupas curtas e leves, principalmente no verão. Verão é a estação no qual acontece o Natal no Brasil. Papai Noel, mesmo aparecendo por aqui só no Natal, sempre está vestindo roupas compridas e pesadas. Além disso, usa botas e luvas.
Tem também a neve. Papai Noel e o Natal sempre vêm acompanhados de neve. Nos pinheirinhos, nas decorações de rua, nos bonecos de neve feitos de qualquer outra coisa, menos de neve. No Brasil, salvo raríssimas exceções de lugares e épocas, não cai neve. Grande maioria dos brasileiros nunca viu neve na vida.
No Brasil também as pessoas têm muitos meios de transporte. Carro, moto, ônibus, bicicleta, avião. Mesmo assim, Papai Noel vem de trenó. Trenó? Alguém aí já andou de trenó? Acho que não. E de trenó puxado por renas? Acho que também não. Por falar nisso, alguém aí já viu uma rena?
Papai Noel também tem ajudantes. Não são homens assalariados que trabalham meses inteiros para, no fim, receberem uma quantia em dinheiro que servirá para a troca por itens que necessita. Os ajudantes do Papai Noel são duendes. Bem, se você nunca viu uma rena, acho difícil ter visto um duende. No Brasil e, pelo que se sabe apesar das controvérsias, no resto do mundo também não existem duendes.
Ele não é brasileiro. Essa é a primeira conclusão que podemos chegar ao observar de forma rápida e superficial o Papai Noel. Ele não se parece com a gente, não usa roupas como as nossas, não anda com o mesmo transporte que nós. Mas, mesmo assim, todo ano ele está presente no nosso natal. Faz parte da nossa cultura mesmo não tendo sido criado por nós.
Tantas diferenças e ainda assim a figura do Papai Noel emociona, traz comoção e esperança. Os motivos certamente não são os de identificação cultural. São de representação de símbolos bem mais brasileiros: solidariedade e esperança. O velhinho pode ser um pouco estranho, mas todos os anos nós fechamos os olhos para as suas estranhezas e simplesmente acreditamos.
Não é hora de pensarmos em simbolismos, é hora de nos encher de esperança. E é isso que o Natal e o Papai Noel representam para nós. È a esperança de um mundo um pouquinho melhor. Um mundo em que as diferenças são aceitas. Um mundo em que todos aceitam o outro. Mesmo que esse outro venha do Pólo Norte e seja estranhamente parecido com a gente.

Nenhum comentário: