quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Quatro menos três?

Uma jovem aluna chega à casa de seu novo professor particular e é recebida com o sorriso largo da criada. Ela pede para a aluna entrar e espera-lo. A sala tem duas cadeiras com rodas colocadas frente a frente sob uma luminária redonda que desce do teto para iluminar o centro dela. Num canto estão alguns livros e em outro alguns lápis.
Este é o cenário que guia a peça apresentada pela Companhia La trama: “A Lição”. Do dramaturgo criador do teatro do absurdo Eugène Ionesco, o espetáculo é formado por três personagens: o professor; a aluna (por Samantha Cohen) e a empregada (Juciara do Nascimento). Com tradução de Paulo Neves, “A Lição” é dirigida por Amarildo de Almeida e produzida pelo ator que interpreta o professor: Cristóvão Petry.
O roteiro conta a história de uma aluna que sonha entrar no curso de “Doutorado Total”, onde pretende se especializar em todas as áreas do conhecimento. Naturalmente, a dificuldade de passar é grande. Sendo assim, a aluna vai à procura de um professor que a ajude com os estudos. O professor, à principio, se mostra gentil e paciente com a menina. Mas sua calma se esvai à medida que a aluna responde a seus questionamentos.
Aos poucos, o professor começa a perder sua compostura e parte para uma batalha dura de ensinamentos, de modo à impressionar a aluna. Isto ocorre enquanto a moça começa a se sentir mal e a criada intervém algumas vezes advertindo-o sobre “o pior” que pode acontecer.
Tudo acontece numa atmosfera estranha de sensações variadas. O espetáculo também é múltiplo de leituras e entendimentos, questionando diferentes situações perenes da sociedade, sem espaço de tempo. Além de unir, belissimamente, o engraçado e o obscuro.

Um comentário:

Aline Wernke disse...

Sabe o que me dá raiva mesmo, é lembrar que a última vez que eu fui ao teatro eu assisti "Crimes delicados" (a peça é otima) e que isso ja faz tempo!Quero uma vida onde os dias tenham 36 horas e que eu more do lado de um teatro/cinema. Talinha, seu blog é supimpa!