segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Renato Russo - a peça


A mistura de artes e linguagens artísticas compuseram as noites de sexta e sábado, 8 e 9 de agosto, no teatro Juarez Machado. “Renato Russo - a peça” trouxe para o palco joinvilense o casamento perfeito entre música e teatro. No sábado, a apresentação durou pouco mais de duas horas e caractezirou-se como uma “peça-show”.
Entre monólogos e músicas, o ator Bruce Gomlevsky conta a vida do cantor e compositor brasileiro Renato Russo. O roteiro segue ordem cronológica passando pela infância e adolescência de Renato, depois pelo seu sucesso na carreira profissional até sua morte. Dirigido por Mauro Mendonça Filho, a peça conta também com a banda Arte Profana tocando ao vivo, além de efeitos visuais que ilustram as emoções e fases pelo qual Renato Russo passou.
O fundo do palco é ocupado por uma espécie de tela onde são projetados os efeitos em meio às divagações solitárias do artista. Quando não há projeções, as luzes atrás da tela se acendem para mostrar a banda. Os músicos escondidos em alguns momentos e mostrados com a iluminação tocam sucessos do Aborto Elétrico (primeira banda de Renato); da Legião Urbana; entre outras músicas marcantes na vida do cantor.
Com a ajuda de uma magistral iluminação, Bruce reproduz o tempo todo trejeitos do ídolo, emocionando e provocando um sentimento nostálgico no público. O ator também improvisa situações interagindo com a platéia, tal qual o próprio Renato Russo. Além de botar todo mundo pra cantar em coro os 22 sucessos escolhidos para a peça.
A obra conseguiu, sem dúvida, superar as expectativas tanto dos fãs de Renato quanto dos que não o conheciam muito. O teatro transbordou música e poesia, durante duas horas. E, certamente, essa energia permaneceu nas pessoas que estiveram lá. Dava pra vê-la nos olhos de todos os que, involuntariamente, cantarolavam na saída.

2 comentários:

Fernando Gomes disse...

nem sabia que você tinha blog
\o/

linkei você também.

Então..
queria ter visto essa peça aí.
Mas a grana tava curta e acabei não indo.

Se não me engano eles passaram por Itajaí também..
;D

bjooooo

Unknown disse...

que lindo e que bad :/